O ano mal começou, mas as perseguições por conta das últimas eleições e da política já começaram a atingir em cheio a educação em nossa região.
Aelisvanda Campos e Rita de Cássia, antes gestora e vice-gestora do Centro de Ensino Eleuntério Rocha, agora, demitidas de seus cargos por perseguição política. |
Há dois dias, pais, alunos e profissionais do Centro de Ensino Eleutério Rocha, pertencente à rede estadual de ensino, foram surpreendidos com a exoneração de Aelisvanda Campos e Rita de Cássia, respectivamente gestora geral e vice-gestora da unidade. O caso revoltou a comunidade escolar, e também a população pelo fato da decisão ter sido motivado por perseguição política, não importando os prejuízos que a educação sofrerá.
Rita de Cássia e Aelisvanda Campos ocupavam os cargos desde 2005 e, em decorrência de perseguições advindas de opositores ao prefeito Júnior Xavier, as duas acabaram destituídas de suas funções, sendo substituídas por pessoas ligadas ao grupo oposicionista, uma delas, uma conhecida eleitora de Lahesio Bonfim.
Foi porque o prefeito Júnior mandou instalar os ar condicionados...
O blog apurou, que os opositores usaram como argumento junto ao governo do Estado para pedir a demissão das gestora do Eleutério Rocha, a solução da demandas dos alunos, para as salas de aulas fossem finalmente climatizadas. Por vários anos, os alunos se mobilizaram, inclusive através de protesto para que o governo do Estado instalassem os aparelhos de ar acondicionados, que foram comprados e ficaram estocados na escola por quase 10 anos. Quando o prefeito Júnior Xavier assumiu em 2021, embora não fosse atribuição da Prefeitura, ele assumiu o compromisso; fez diversas melhorias na escola, pinturas, banheiros, colocou vidros e finalmente, mandou instalar todos os ar condicionados nas salas de aulas do C. E. Médio Eleutério Rocha. Ele deveria receber uma nota de agradecimento da Secretaria de Estado de Educação pela parceria, mas como de praxe, a oposição fez um inferno com a realização, que tanto melhorou a qualidade de ensino dos alunos bernardenses.
Ciumes e raiva do prefeito...
A iniciativa do gestor causou ciumeira na oposição, que utilizou o gesto do prefeito, pegando a imagens da escola, dos alunso felizes, e usando elas para derrubar as gestoras de seus cargos, simplesmente por serem eleitoras do atual gestor.
Pais, alunos e a comunidade em geral estão revoltados com a saída repentina das gestoras; ambas desenvolviam excelente trabalho a frente do centro de ensino médio e contavam com ótima aceitação na comunidade escolar. Muitos, principalmente pais de alunos, vêm usando as redes sociais para fazer reclamações da mudança no Eleutério Rocha. A revolta está grande contra o governador e a oposição na cidade de Bernardo do Mearim.
O vice-prefeito fez o pedido...
Segundo relatos que o blog recebeu, as exonerações da gestora e da vice-gestora do C. E. Eleutério Rocha aconteceu devido ao pedido direto do vice-prefeito, Isaque Pereira, aliado de Carlos Brandão no município.
Novas gestoras do Centro de Ensino Eleuntério Rocha: Lucileia Melo e Rizelda Abreu, recebendo a portaria das mãos do gestor da URE de Pedreiras Jânio Cléber |
Veja alguns comentários feitos na internet:
"Aqui é um desabafo de uma mãe. Ninguém e insubstituível, porém Aelisvanda e Rita de Cassia, revolucionaram esse centro de Ensino e disso sou testemunha. Parabéns pela grande contribuição do ensino e aprendizagem."
"Todo mundo aqui sabia e via que a escola tava pra cair , os banheiros imundos, os ar-condicionados no chão com mais de 8 anos,os alunos não conseguiam mais ficar na sala de tanto calor. O estado só enganava que ia arrumar e nunca. Aí o Prefeito Júnior Xavier veio na escola a pedido dos alunos, arrumou tudo. Coloca água toda semana no carro pipa pra abastecer a caixa d’agua é resultado é isso.
Perseguição Política, não é Justo, é covardia"