Prefeitura de Bernardo do Mearim dá início à campanha 'Novembro Azul'



Após a secretaria de Saúde ter realizado durante um mês a campanha Outubro Rosa com ações voltadas a importante data através de palestras, esportes, danças, e etc... chegou a vez de comemorar o Novembro Azul, não menos importante celebrada mundialmente.

E para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico de doenças, a Prefeitura de Bernardo do Mearim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a campanha “Novembro Azul - Homem que se cuida tem atitude”.

Dentro da programação serão oferecidas avaliações médicas, solicitação de exames como ultra som de próstata, Teste rápido, Teste de glicemia, aferição de pressão arterial, consultas com o urologista e orientações sobre sinais e sintomas de câncer de próstata e exames.

 A coordenadora do programa de Atenção Básica de Saúde, Samya Fernanda, informou que apesar da procura ter aumentado muitos homens têm medo do diagnóstico de câncer de próstata e até um certo preconceito, na maioria dos casos, simplesmente por falta de informação sobre a doença.

"Hoje o exame é feito por meio do Ultrassom de Próstata que é um método não invasivo, é um exame de imagem feito na região abdominal, daí já avalia a bexiga e a próstata por esse exame". disse.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), para detectar o câncer existem novidades, como a utilização de exames de imagem. Uma vez constatada, a doença é combatida por meio de uma ou várias técnicas de tratamento, que podem ser combinadas ou não. Quando localizado apenas na próstata, o tumor pode ser tratado com cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante.

Diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura do câncer de próstata. Por isso, o Ministério da Saúde (MS) recomenda que, todos os homens, a partir dos 45 anos, com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, procurem um médico urologista para realizar exames que possibilitam avaliar alterações. Vale lembrar que, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.