Novembro Azul: Prefeitura promove ação de prevenção ao câncer de próstata

  

Na última quinta-feira (18), a Secretária de Saúde da Prefeitura de Bernardo do Mearim promoveu uma palestra para o público masculino sobre o tema “Homem que se cuida tem atitude”, ministrada pelo médico urologista Dr. Rafael Carvalho. O evento aconteceu a Unidade Escolar São Bernardo. 

A palestra estar dentro do cronograma eventos que estão sendo realizados pela prefeitura de Bernardo do Mearim em alusão a campanha “Novembro Azul”, que tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.

O Dr. Rafael Carvalho abordou diversos pontos e frisou que o câncer da próstata é silencioso, é um tipo de câncer que demora a se manifestar, exigindo exames preventivos com frequência para não ser descoberto em estado avançado e potencialmente fatal. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos. Disse.

O toque retal, que é rápido e indolor, mostra se a próstata apresenta algum tipo de alteração (Um pequeno caroço que cresce pelo lado de fora da próstata). Caso seja detectado, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como a dosagem de PSA (antígeno prostático) no sangue e a biópsia, que é a retirada de fragmentos da glândula para análise. A partir dos resultados, o urologista poderá dar o diagnóstico correto. Disse o médico.

Conforme o tumor cresce, há dificuldade de urinar; o jato de urina fica mais fraco; aumenta a frequência das micções, especialmente à noite; há dor ou ardência no ato de urinar ou na ejaculação; e um pouco de sangue pode aparecer na urina ou no sêmen. Em uma fase mais avançada, pode causar dores nos ossos, infecções generalizadas e até insuficiência renal. Disse.

Após o termino da palestra a Secretaria de Municipal de Saúde ofereceu aos participantes testes rápidos que detectam o vírus da COVID 19 e um lanche.