Bernardo do Mearim - Prefeitura substitui luminárias antigas por LED


O prefeito de Bernardo do Mearim Júnior Xavier acompanhou na tarde desta terça-feira (14) a substituição da luminárias tradicionais da cidade por lâmpadas de LED, que tem consumo de energia consideravelmente reduzido em relação à iluminação incandescente ou fluorescente, além de vida útil mais longa.

Quem passou pela avenida já viu uma equipe trabalhando na substituição das antigas luminárias pelas novas em LED.

A iniciativa visa oferecer mais claridade e durabilidade, valorizando os espaços urbanos e aumentando a percepção de segurança no período noturno. A substituição das lâmpadas começou na avenida Manuel Matias e vai se estender por outros pontos da cidade.

A meta da prefeitura é estender essa ação, em breve, para toda sede do município. Para o prefeito do Junior Xavier, “as substituições, oferece diversas vantagens, principalmente em termos de durabilidade e economia, o que vai gerar economia aos cofres públicos municipais, bem como maior durabilidade na manutenção".

O gestor destacou principalmente o benefício econômico que elas garantem”. 

Vejam alguns dos pontos positivos das luminárias de LED de acordo com a AEC -  Arquitetura, Engenharia e Construção:


SUSTENTABILIDADE

Antes uma utopia, agora uma necessidade. Cada vez mais a sustentabilidade é um item considerado fundamental, tanto pelas empresas como pela iniciativa pública, na hora da escolha por projetos de iluminação. Uma luminária com tecnologia dos diodos emissores de luz é capaz de evitar a emissão de 0,4 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. Multiplique isso por milhares de pontos de luz em uma cidade e chegará a um montante significativo de gases que deixam de poluir nosso planeta. Ainda sobre esse tema, sabe-se que a iluminação pública é responsável por 25% das emissões de CO2 e que, por isso, a opção dos LEDs se mostra não apenas a mais barata, mas a que menos agride o meio-ambiente.

MANUTENÇÃO

Uma instalação de LED em qualquer ambiente requer muito menos manutenção, já que sua vida útil é muito maior que a das lâmpadas de vapor de mercúrio, por exemplo. Ainda que se gaste mais em um primeiro momento no aporte para a aquisição dos equipamentos, este custo logo se paga em médio e longo prazo.

SEGURANÇA

Os LEDs na iluminação pública geram mais conforto visual, contribuindo para que os indivíduos possam ter um desempenho visual melhor do que acontece no ambiente. Outro ponto de destaque é que com esse tipo de tecnologia podemos obter altos índices de reprodução de cor (IRC), ou seja, mesmo de noite a iluminação é muito mais completa. Em ruas e avenidas, principalmente em horas de pouco movimento, esse fator pode ser decisivo para que se evitem assaltos, atropelamentos ou outros acidentes nas vias públicas.