Durante o encontro, que reuniu representantes da Secretaria de Estado da Segurança, das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Rodoviário (STTRE) e Associação dos Usuários de Transporte Coletivo, a SSP apresentou dados georreferenciados das ocorrências referentes a roubos em coletivos, que serviram de base para o planejamento proposto para o combate aos assaltos.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, apontou o fortalecimento da Delegacia de Roubos e Furtos como uma das principais medidas tomadas. “Faremos o incremento do departamento com delegados, escrivães e investigadores, que trabalharão durante 60 dias com foco em combate a roubo em transporte coletivo”, disse o secretário. Após os primeiros 60 dias, será feito um novo balanço e avaliação dos dados para redimensionamento do trabalho.
Os motoristas de ônibus também terão disponível um canal direto com o sistema de segurança pública do Maranhão: o Governo disponibilizou um telefone exclusivo para o acionamento imediato dos órgãos de segurança em casos de roubos. Portela citou, também, a adoção de reuniões periódicas, quinzenais, com os chefes de áreas, delegados, comandantes e oficiais da Polícia Militar a fim de avaliar a evolução dos dados com maior frequência.
Jefferson Portela enfatizou, ainda, o reforço do policiamento nas vias de maior fluxo de passageiros e nos terminais de integração, por meio da Operação Transporte Seguro, como um mecanismo essencial dentro do pacote de medidas. O efetivo de policiais em revistas diárias a ônibus está sendo ampliado, com abordagens embarcadas e nas paradas de ônibus. Avenidas como Daniel de La Touche, Getúlio Vargas, Marechal Castelo Branco e Cajazeiras estão sendo monitoradas com reforço de efetivo, diariamente, em viaturas, motocicletas ou a pé. O procedimento de abordagem engloba também os terminais da Praia Grande, Cohama, Cohab e São Cristóvão.
Haverá ainda uma reunião mensal com todos os órgãos de interesse que estiveram na reunião desta sexta-feira (6), além do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET) e da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). “O que faremos será uma ação integrada entre órgãos estaduais e municipais, com o controle administrativo dos terminais de integração, com a Guarda Municipal e as polícias”, afirmou o secretário. A próxima reunião está agendada para o dia 4 de dezembro.
