As equipes que receberão a formação serão compostas por quatro gestores e técnicos, de cada município, sendo todos envolvidos com o trabalho de coordenação do PBF em seus municípios. Participarão da capacitação um representante da Assistência Social, um da Educação e outro da Saúde.
“O objetivo das oficinas promovidas pelo governo Flávio Dino, por meio da Sedes, é contribuir para a qualificação dos serviços prestados aos beneficiários do programa Bolsa Família. Para isso, os municípios têm papel essencial em garantir que esse programa de transferência de renda chegue corretamente às famílias cadastradas no programa”, explicou o secretario de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista.
A primeira fase das capacitações beneficiará 18 municípios e será ministrada pelos técnicos da Secretaria Adjunta de Renda e Cidadania da Sedes. Os temas centrais abordarão sobre a Intersetorialidade no Cadastro Único (CadÚnico) e no Programa Bolsa Família e a atuação direcionada ao apoio técnico especializado aos municípios prioritários.
A coordenadora estadual do Programa Bolsa Família, Ana Gabriela Borges, destaca a importância desses espaços para a discussão dos dados municipais e o levantamento dos desafios e soluções para cada região.
“A integração dos setores da Assistência Social, Saúde e Educação visa garantir o acesso e a consolidação dos dados que vão assegurar aos maranhenses acesso aos benefícios de programas sociais”, afirmou Ana Gabriela.
A finalização da formação em gestão e aprimoramento dos conhecimentos sobre o Programa Bolsa Família e o Cadastro Único se dará através de um Curso de Capacitação que acontecerá em São Luís, de 30 de agosto a 4 de setembro, com a presença de representantes de todos os municípios maranhenses.