Segundo o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, o conhecimento é a chave para que haja o desenvolvimento da agricultura familiar do Maranhão. Por isso, o Governo do Estado dá atenção especial ao fortalecimento da assistência técnica, visando a melhoria da produção, a geração de renda e melhores condições de vida aos agricultores do estado.
O Fórum fortalece as discussões das demandas da área de assistência técnica e canaliza informações para que as empresas cumpram a política de Ater. Tem representatividade da sociedade, por meio das organizações sociais, e das instituições governamentais que prestam serviço de assistência técnica no estado.
De acordo com o coordenador do Departamento de Assistência Técnica da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Estevão Amaral, é a primeira vez que o Fórum está sendo instituído de forma organizada e oficial.
“Foi encaminhado ao governador Flávio Dino a lei que institui a Política Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária no Estado do Maranhão e aguardamos a aprovação na Assembleia Legislativa. É a Lei de Ater Estadual, que vai nortear as ações das empresas públicas e das empresas não governamentais nos serviços de assistência”, ressaltou Estevão Amaral.
A Secretaria de Estado de Agricultura (SAF) foi eleita titular do Fórum representando o poder público e, como suplente, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Representando as entidades foram eleitas Cooperativas de Serviços, Pesquisas e Assistência Técnica (Coospat) e suplente a Cooperativa de Serviços Técnicos (Coosert). A Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Maranhão (Fetaema) representa os beneficiários e tem como suplente a Associação de Mulheres Produtoras Rurais.