Vice-governador Carlos Brandão recebe visita do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional
terça-feira, maio 19, 2015 |
Marcador:
Segurança
|
O vice-governador Carlos Brandão, acompanhado dos secretários de Estado Murilo Andrade (Administração Penitenciária) e Jefferson Portela (Segurança Pública), recebeu a visita do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), José Elito Carvalho Siqueira, no Palácio Henrique de La Rocque, nesta terça-feira (19).
O ministro passará por todos os estados da Federação para apresentar o sistema de acompanhamento de cenários institucionais conhecido por GeoPR. O objetivo é fomentar ações de integração entre órgãos federais e locais que compõem o Sistema Brasileiro de Inteligência (SisBin).
O SisBin é formado por órgãos e entidades da Administração Pública Federal que, direta ou indiretamente, produzem conhecimentos de interesse da atividade de Inteligência, em especial aqueles responsáveis pela defesa externa, segurança interna e relações exteriores.
Atualmente, o SisBin possui 35 integrantes, representando 20 Ministérios ou órgãos com status ministerial. Já a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) é órgão de assessoramento direto à Presidência da República que, na posição de órgão central do SisBin, tem a seu cargo planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de Inteligência do país.
No entendimento do ministro José Elito, apesar dos governos dos Estados não integrarem formalmente o SisBin, nada pode ser feito localmente sem o apoio dos governadores e dos respectivos órgãos estaduais, como as Secretarias de Estado de Segurança Pública.
No Maranhão, a comitiva do ministro do GSI/PR esteve composta, entre outros, pelo oficial de Inteligência (of. Int.) Ronaldo Belham, diretor-adjunto da Abin. Toda a comitiva seguiu acompanhada pelo superintendente da Abin no estado do Maranhão (Sema), (of. Int.) Bruno Moura.
O que é o GeoPR
O sistema GeoPR permite que outros Ministérios e a Presidência da República conheçam aspectos da realidade dos estados que necessitam de monitoramento constante, com o objetivo de se evitar que possível desestabilização transforme-se em crise institucional, ou seja, com potencial de afetar outros estados da Federação.
Além do sistema online, os cerca de 700 cenários institucionais acompanhados em todo o país pela Abin estão reunidos em caderno impresso. Tanto no sistema quanto no caderno, os cenários estão classificados segundo seis tipos de segurança. O Mosaico da realidade brasileira divide-se em segurança internacional, segurança ambiental, segurança da saúde, segurança da sociedade, segurança das estruturas estratégicas e segurança pública.
Os 25 cenários atualmente monitorados no Maranhão foram então apresentados no Palácio Henrique de La Rocque e o Mosaico completo com os cenários de todo o país foi entregue, na ocasião, pelo ministro do GSI ao vice-governador, Carlos Brandão.
No Maranhão, são monitorados cenários de estiagens, chuvas e desmatamentos; surtos e epidemias; tráfico de drogas e armas; Centro de Lançamento de Alcântara; Porto de Itaqui; Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado; Estrada de Ferro Carajás, entre outros.
Agenda no Maranhão
Nesta quarta-feira (20), os órgãos do SisBin estarão reunidos com a comitiva do GSI no 24º Batalhão de Infantaria Leve. A intenção do ministro José Elito é a de que os órgãos tomem conhecimento dos cenários institucionais do estado e compartilhem suas experiências locais de atuação, de modo que possam ser identificados pontos em comum a serem trabalhados, pela Inteligência, de forma integrada.
Entre outros órgãos, estão previstos para participar da reunião a Superintendência Regional da Polícia Federal; Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal; Superintendência Regional do Trabalho e Emprego; Controladoria Regional da União; Núcleo Estadual do Ministério da Saúde; Infraero; Dnit; Capitania dos Portos; Centro de Lançamento de Alcântara, entre outros.