Tiririca (Divulgação)
Desde a eleição de Tiririca – e da surpresa com sua atuação, diga-se – os partidos começaram a ficar mais atentos para subcelebridades que poderiam não apenas ser facilmente eleitas. A ideia é aproveitar que muita gente usa o voto para fazer piada, fazendo com que, por conta do coeficiente eleitoral, muitos outros candidatos da legenda sejam eleitos quase que indiretamente.
Não custa lembrar que nessa de ficar de palhaçada, Tiririca acabou como o deputado mais votado de 2010 (1,35 milhão), levando mais três deputados de sua coligação para a Câmara, o que não é pouca coisa.
Por conta disso, fizemos um apanhado das celebridades que estão em campanha, para conhecer suas, err, propostas, na falta de uma palavra melhor. Começando pelo maior deles, motivo de toda essa bagunça.

Tiririca

Como está claro ali em cima, Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, está tentando a reeleição pelo estado de São Paulo, novamente pelo PR, o Partido da República. Parte da sorte dele é que as pessoas não se lembram muito bem de sua campanha de quatro anos atrás, em que ele prometia contar para as pessoas que diabos faz um deputado. Ou ele não descobriu, ou ele decidiu não revelar.
Outra gafe foi ter declarado que não tinha interesse em se reeleger, por estar profundamente desencantado com o jogo político a que teve que se submeter. E, bem, ele está nessa lista, não está? Um homem sem palavra!
O que deve ficar, porém, é sua boa avaliação perante jornalistas e os bons projetos para melhorar a vida dos artistas circences itinerantes e suas famílias.
Aqui está toda a campanha do Tiririca para esse ano.

Kid Bengala

Clovis Basilio dos Santos, ator pornô mais conhecido do Brasil, mais conhecido como Kid Bengala, também está tentando se eleger como deputado estadual pelo PTB. A TVFolha fez um apanhado de suas convicções políticas, que são algo difusas. Aparentemente ele é contra soltar pipa, mas acha bacana que a criançada tenha acesso à escola. Tire suas próprias conclusões na reportagem.
Aqui você pode ver como ele tem usado seu espaço na TV, no qual promete caçar os tubarões, seja lá o que isso queira dizer:

Dr. Rey

O Dr. Robert Rey, o Dr. Hollywood, tenta se eleger deputado federal pelo PSC, o Partido Social Cristão. Entre seus colegas está gente da melhor qualidade como Jair Bolsonaro e Marco Feliciano. E, olha que beleza, a mesma TVFolha fez uma reportagem em que mostram eles juntos, confraternizando.
Dos candidatos famosos, Dr. Rey é um dos que mais está trabalhando a campanha fazendo o corpo a corpo, indo para o interior do estado e conversando com a população. Ou, ao menos, é o que parece em seu diário da campanha que aparece em sua página no Facebook.
E vale a pena dar uma olhada em sua campanha para a TV, em que ele aparece falando de seu curso de ciências políticas em Harvard, além de defender mais investimentos em segurança pública.

Ricardo Macchi

Uma das coisas mais impressionantes em relação ao Ricardo Macchi não é sua preocupação social (já chegamos lá), mas é que ele se registrou, oficialmente, colocando “Cigano Igor” entre parêntesis depois de seu nome. Ele é candidato à deputado federal pelo PBT do Rio Grande do Sul.
Pouca gente sabe, mas Ricardo é muito interessado e engajado em causas sociais. Ele chegou a ganhar o Troféu JK Categoria Empreendedor da Década pelos 14 anos de atuação na área. O resultado de todo esse trabalho duro são 33 documentários em que ele, basicamente, dá voz à quem não é ouvido.
Uma parte do mais recente, sobre o Projeto Grão, você pode ver aqui:

Sula Miranda

A Rainha dos Caminhoneiros também está na luta para se tornar uma deputada federal. Sula Miranda é candidata pelo PRB, o Partido Republicano Brasileiro. Suas propostas envolvem mais segurança para mulheres e melhoria do sistema viário. Em relação a esse último, pode até parecer oportunismo, mas no vídeo ali embaixo ela explica que se envolve politicamente com a categoria já tem um bom tempo.
Mas como o negócio dela é música, aqui está a canção da campanha:

Léo Áquilla

Léo Áquilla também tenta uma vaga como Deputada Federal por São Paulo pelo Partido Social Liberal, o PSL. Como não poderia deixar de ser, suas plataformas envolvem a luta pelos direitos dos Homossexuais.
Em seu canal no Youtube, Léo vem fazendo uma espécie de talkshow consigo mesmo em que fala das conquistas de sua campanha. Está tudo aqui, no player abaixo.

Marquito

O eterno assistente de palco do Ratinho(nhonhonho) é candidato pelo PTB, tentando se eleger como deputado estadual por São Paulo. Não se sabe onde está sua plataforma. Mas seu lema é “esquisito, por esquisito, vote no Marquito”, o que lembra o tom do “pior do que tá, não fica” do Tiririca. Os dois são palhaços, afinal.
Como diferencial, Marquito pelo menos tem experiência em cargo eletivo, já tendo cumprido mandato como Vereador de São Paulo. Mas se fez algo enquanto esteve lá, talvez seja melhor perguntar para um paulistano.
Mas a campanha não será fácil. Marquito é um dos poucos candidatos que possui um inimigo declarado.

Mc Doca

Mc Doca tenta se eleger pelo PTdoB, o Partido Trabalhista do Brasil, como deputado estadual pelo Rio de Janeiro. Entre as suas plataformas está querer ser feliz e andar tranquilamente na favela onde nasceu. O que é justo.

Maria Melilo

Campeã do “Big Brother Brasil 11″, Maria Melilo é afiliada ao PSC e quer ser deputada estadual em São Paulo. Como ela mesmo lembra no vídeo abaixo, no mesmo ano em que venceu o reality foi diagnosticada com câncer no fígado. E a prevenção e luta contra a doença é sua principal plataforma de campanha.

Mulher Pêra


Suelem Aline Mendes Silva, a Mulher Pêra, está tentando se eleger pela terceira vez. Agora ela usa uma luva de boxe e promete “nocautear a currupção” – está escrito em seu site, na parte de “Projetos”. O resto se divide entre segurança, ensino e saúde.

Sua vinheta não foi encontrada antes do fechamento dessa matéria. Mas fica como bônus o debate que o UOL promoveu envolvendo ela, Kid Bengala e Toninho do Diabo, que também é candidato.