LEANDRO COLON
DE LONDRES
A derrota da seleção brasileira por 7 a 1 para Alemanha na semifinal da Copa nesta terça-feira (8) foi tratada pela imprensa europeia como um dos maiores vexames da história do futebol.
O espanhol “El País” afirmou que o futebol “nunca mais será o mesmo” depois da goleada no Mineirão. Para o jornal, o “Maracanazo” na Copa de 1950 é uma “piada” perto do que ocorreu no Mineirão.
“Se produziu a maior catástrofe desde que rola a bola há mais de um século. Jamais houve nada igual ou parecido”, disse. “O que o Brasil viveu 64 anos depois do ‘Maracanazo’ foi ainda mais mortal. Um trauma por toda a vida”, ressaltou.
Para o site da rede britânica BBC, o sonho brasileiro de conquistar em casa a Copa do Mundo terminou numa “brutal humilhação” na maior derrota da história em uma semifinal. “A perda para um país que construiu o orgulho esportivo, e na sua própria Copa do Mundo, será o suficiente para levar os questionamentos da derrota para um novo nível”, disse.
O “The Guardian” afirmou que a torcida brasileira reagiu “chocada” e com “horror” ao que viu no Mineirão. O “The Times” chamou de “vergonhosa” a goleada sofrida. “Uma calamidade nacional, uma pancada, uma humilhação”, disse. O site da revista alemã “Der Spiegel” chamou a vitória sobre o Brasil de “sensacional”, “única” e “impressionante”.
Desde o fim do jogo, as principais redes de televisão do Reino Unido debateram o resultado, tentando entender o que levou a seleção de Luiz Felipe Scolari a tamanho vexame dentro de campo.