ONG no Maranhão pode ter desviado R$ 17 mi da Cruz Vermelha

cruz_vermelhaA Cruz vermelha Brasileira é suspeita de ter desviado mais de R$ 17 milhões arrecadados para campanhas humanitárias. A denúncia foi publicada, nessa sexta-feira (25), pelo jornal Folha de S. Paulo.

O desvio foi apontado por uma auditoria encomendada pela Federação Internacional das Sociedades da Cruz e saiu de algumas campanhas como, por exemplo, a que socorreu as vítimas do tsunami no Japão e da tragédia na região serrana do Rio de Janeiro.

De acordo com o secretário-geral da Cruz Vermelha, coronel Paulo Roberto Costa e Silva, esse dinheiro foi parar na conta de uma ONG no Maranhão. Ele disse que todos os envolvidos já foram afastados e que pretende agora reaver o dinheiro.

“Vamos tomar medidas policiais e judiciais cabíveis. A intenção é que esse dinheiro, que saiu da Cruz Vermelha e foi para esse instituto, seja devolvido ou que seja prestado contas para onde ele foi. Porque ele não chegou ao seu destino”, afirma.

O dinheiro, que foi desviado entre 2010 e 2012, teria sido doado para ajudar em quatro campanhas humanitárias. Segundo a denúncia, todo essa quantia foi repassado para o Instituto Humanos, que fica em São Luís, e pertence a Alzira Quirino da Silva.