BOM DIA BRASIL: Educação de Codó volta a ser exemplo ruim no jornalismo da TV Globo

Escolas na região da Trizidela mostradas no Bom Dia Brasil
Escolas na região da Trizidela mostradas no Bom Dia Brasil

O jornalismo da TV Globo voltou ontem (30) a mostrar a realidade de escolas brasileiras tomando como exemplo as condições das que existem na zona rural do município de Codó. VEJA O VÍDEO NO G1 BRASIL

Com imagens do competente cinegrafista Cândido Sousa (da TV Mirante), o repórter Alex Barbosa mostrou a dificuldade de alunos codoenses que estudam em escolas sem energia elétrica, um problema que atinge cerca de 8 mil unidades educacionais em todo o país segundo informações do programa BOM DIA BRASIL.

“A gente num vê quase nada aqui no caderno”, reclama um aluno da região da Trizidela na reportagem exibida para 115 países da Globo Internacional.

Falta ventiladores, lâmpadas elétricas. “Nesta escola até tem instalação, mas não há lâmpadas funcionando e ventilação só pelos buracos abertos nas paredes por onde também entra a pouca claridade que há nas salas, problemas que completam o quadro do abandono”, escreveu Alex Barbosa.

O repórter mostrou escolas sem janelas adequadas e uma biblioteca onde livros aparecem pendurados num cordão amarrado de um lado ao outro de uma parede. “Segundo o censo da Educação apenas 4% das escolas têm a estrutura ideal e ainda há colégios como este paredes de taipa, telhado de palha e carteiras em péssimo estado”, disse a reportagem

Ao final o apresentador do Bom Dia Brasil, Rodrigo Bocardi, leu uma nota emitida pela Prefeitura nos seguintes termos “A Secretaria de Educação de Codó disse que 18 escolas vão ser construídas em 1 ano para substituir as que estão em situação ruim”.