Prefeitura realiza Mutirão de Catarata e Glaucoma em Bernardo do Mearim

Os moradores do municípios de Bernardo do Mearim, foram beneficiados neste sábado (22) com as ações da terceira etapa do mutirão de catarata e glaucoma.

O programa é realizado em parceria do Ministério da Saúde do governo federal, com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), com os esforços da prefeitura municipal e tem como objetivo facilitar o acesso da população ao tratamento oftalmológico.

É um programa preventivo,  com a finalidade de evitar que as pessoas que tenham glaucoma ou aumento da pressão ocular,  causando a perda do nervo óptico e venham a ter cegueira. Esse exame nada mais é do que observar a pressão do olho e ver quaisquer alterações na retina dessa pessoa, no nervo óptico, se ta ou não perdendo a visão. É uma maneira de diagnosticar, prevenir e tratar ao mesmo tempo.

O glaucoma é uma doença crônica, assintomática, assimétrica progressiva e lenta, a pessoa não sabe que ta tendo a doença. A única maneira que tem de saber é fazendo os exames, o olho não vai doer. só vai doer quando a pressão já estar muito acima ai já se trata de um glaucoma agudo, fora isso a pessoa tem oscilação de pressão, vai perdendo a visão e não sabe, e quando pensa que não ta cego, e ai já não tem mais jeito pois, não existe recuperação de nervo. Concluiu o médico oftalmologista João José residente em São Luis.

As triagens aconteceram neste sábado (22) no hospital municipal de Bernardo do Mearim. Casos em que eram preciso cirurgia, eram encaminhados para a cidade de Pedreiras. Desde o início do programa, em abril de 2013 , já foram realizadas centenas de consultas, e inúmeras cirurgias de cataratas em todo o município.

O programa de governo responsável pelo o mutirão da catarata é completo, ele dispõe de médicos capacitados, distribuição gratuita de colírios que chegam a custar até 150 reais o frasco, bem como a própria cirurgia caso necessária.

No Brasil temos aproximadamente 1.5 milhões de cegos por catarata e são realizadas em torno de 350 mil cirurgias de catarata por ano. As queixas mais freqüentes dos pacientes com catarata são: diminuição da acuidade visual, sensação de visão “nublada ou enevoada”, sensibilidade maior à luz, alteração da visão de cores, mudança freqüente dos óculos.



Clique no botão azul do lado Leia [+] para ver fotos