WhatsApp vs Viber o que cada um tem a oferecer?

Você provavelmente já ouviu falar do WhatsApp e do Viber. São dois aplicativos que utilizam os números de telefone salvos no seu celular e criam uma lista para você conseguir mandar mensagens gratuitas para os seus amigos. O aplicativo só funciona se você tiver alguma conexão com a internet e seus amigos tiverem o aplicativo instalado

Mas afinal, quais são as diferenças?


WhatsApp vs Viber

Sistemas operacionais

O WhatsApp funciona nos aparelhos Android, BlackBerry, IOS, Nokia e Windows Phone. A grande vantagem de estar presente em diversas plataformas é que você atinge mais pessoas, ou seja, mais amigos terão o aplicativo e ele se tornará mais atraente.

Já o Viber pode ser baixado em dispositivos que tenham o sistema Android, iOS, BlackBerry, Windows Phone, Symbian, Bada e para computadores de mesa. O diferencial do Viber, nesse quesito, é que ele pode ser instalado em desktops e notebooks, o que permite que você converse via computador com o celular de um amigo.

Conheça um pouco da nova campanha do Viber para Desktop:



Popularidade do WhatsApp e do Viber

Já que você só pode se comunicar com quem tem o aplicativo instalado, quanto mais popular é o aplicativo melhor ele é. Atualmente o WhatsApp possuiu cerca de 400 milhões de usuários. No Brasil ele domina 72% da comunicação por mensagem em smartphones.






Logo do WhatsApp

O Viber já é utilizado 300 milhões de pessoas, só no Brasil já são 10 milhões. O Viber pretende aumentar muito esse número com a abertura de um escritório aqui no Brasil, que foi escolhido como um dos primeiros a participar da expansão global da empresa.

Mensagens de voz no WhatsApp e no Viber

O sistema de chamadas de voz disponibilizado pelo WhatsApp é bem rudimentar. Para utilizar essa opção é preciso pressionar o botão microfone, gravar uma mensagem e enviar. Funciona, basicamente, como uma mensagem de texto gravada.

Para ver como funciona o envio de mensagens de voz no WhatsApp, basta ver o vídeo abaixo.






No Viber o sistema é bem mais sofisticado, você pode fazer ligações gratuitas para outro celular que tenha o Viber. Em 2013 a empresa ainda disponibilizou a opção de fazer ligações para celulares que não tenham o Viber instalado. A ferramenta chama Viber Out, mas para usa-la é preciso colocar créditos. O serviço disponibilizado é similar às ligações por Skype, entretanto a marca afirma que as ligações pelo Viber são mais baratas.





Interface de ligação do Viber

Chamadas de vídeo pelo WhatsApp e pelo Viber

O serviço de chamadas de vídeo pelo WhatsApp é bem similar ao de mensagens de voz. É possível gravar ou anexar um vídeo pronto e enviar via WhatsApp, a pessoa só verá quando se conectar.

Além de disponibilizar um serviço de envio de vídeos igual o do WhatsApp, o Viber também disponibiliza outra opção para seus usuários a de videoconferência em versões para desktop.

Mensagens e anexos

Nesse quesito, os dois aplicativos são bem parecidos. Tanto o Viber quanto o WhatsApp enviam mensagens gratuitas, tem a opção de criação de grupos de conversa, anexam vídeos, fotos e áudio e disponibilizam stickers ou emoticons para os usuários.

Preço

Em todos os telefones, o WhatsApp funciona gratuitamente por um ano.Depois que esse primeiro ano acabar será cobrada uma taxa anual de R$ 2,38 pelos serviços.

O Viber disponiliza o serviço gratuitamente para sempre, mesmo o serviço de ligações, que só é pago para ligar para aparelhos que não tenham o Viber.

Gostou dos aplicativos? Baixe e depois conte para gente qual você acha o melhor!