Socialista é proprietário da Rádio Capital, contratante do levantamento feito pelo Instituto DataM.
Uma piada. A empresa Rádio Ribamar Ltda, popularmente conhecida apenas como Rádio Capital AM, foi quem contratou a pesquisa eleitoral em que um de seus sócios, o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB), ganha em todos os cenários possíveis, tanto para o cargo de governador quanto para o de senador.
Paga ao peso de R$ 25 mil, o DataM ouviu 1.500 pessoas em 58 cidades de todas as regiões do Maranhão, e registrou o levantamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão sob o protocolo nº 003/2014, que teve como margem de erro 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo o resultado da pesquisa contratada pela empresa de Roberto Rocha, na disputa para o governo estadual entre o chefe da Rádio Capital AM e o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva (PMDB), a candidatura do socialista aparece com apertados 23,5% contra 22,6% do peemedebista.
Já na disputa para o Senado Federal, única vaga que Rocha verdadeiramente deve buscar nestas eleições – se conseguir sair mesmo como candidato -, o sócio da contratante da DataM é sempre o melhor colocado, em todos os quatro cenários. No primeiro, disputa com Roseana Sarney (PMDB) e o deputado Domingos Dutra (SDD), ficando com 25,2% seguido por Roseana com 20,7% e Dutra com 20%.
No cenário dois, o ainda ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB), é colocado no lugar de Roseana. Curiosamente, lá está Roberto Rocha novamente na dianteira da pesquisa que sua empresa contratou. Ele aparece com 26,1% contra 19,7% de Dutra e 13,4% de Gastão.
Já no confronto direto entre ele e a governadora Roseana Sarney, o levantamento mostra que ele, como sempre, Rocha, é o candidato eleito, desta vez com 38,8% e Roseana com 21%. Em outro cenário de confronto direto, o socialista volta a reinar no topo das intenções de votos, com 36,4% contra 16,9% de Gastão Vieira.
Pela pesquisa contratada por sua empresa, o socialista Roberto Rocha poderia ser, além de sócio da Rádio Capital, tanto governador quanto senador.