E Se não fosse o Senhor, que estevesse ao nosso lado.....

Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel;
Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós,
Eles então nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós.
Então as águas teriam transbordado sobre nós, e a corrente teria passado sobre a nossa alma;
Então as águas altivas teriam passado sobre a nossa alma;
Bendito seja o Senhor, que não nos deu por presa aos seus dentes.
A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos.
O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra.

Salmos 124:1-8


O salmo acima o Salmo 124 é um salmo que por si só nos fala muito alto ao coração.

É sem sombras de dúvida que eles nos ensina Grandes Verdades.

A primeira grande verdade em destaque que se aprende é que: 

Ninguém está livre dos levantes ou ataques de homens furiosos, durante a trajetória de nossas vidas NÃO POUCAS VEZES, em que nós seremos objetos da fúria e da ira de homens, e por isso sofremos, e ainda sofreremos, sobre a ira sobre os levantes e os ataques de homens furiosos em nossas vidas.

A segunda coisa que se aprende é: 

Os ataques de homens sobre nossas vidas são carregados de violência, de crueldade, de COVARDIA, e de traição.

São os mais requintados níveis de violência, de crueldade, de COVARDIA, e de traição.

Nós aprendemos ainda com o salmo 124 que, Deus compara esses ataques e levantes de homens cruéis contra nossa vida a ação de feras predadoras "Eles então nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós." 

São homens comparados a sucuris e anacondas que se pudessem se enroscariam em nossos braços e pernas e em todo corpo nos quebrandoos ossos e nos engolindo vivos tamanha a sua ira tamanha a sua crueldade para com a nossa vida.

Verdadeiras sucuris e anacondas a serviço de satanás amantes de si mesmos, Predadores que querem nos engolir vivos.

Aprendemos ainda no salmo 124, que Deus compara a ação desses homens irados, a feras predadoras que querem estraçalhar nossa alma o versículo 6 diz "Bendito seja o Senhor, que não nos deu por presa aos seus dentes."

Não são apenas sucuris e anacondas, são ursos e leões violentos que se pudessem destroçariam a nossa vida o nossa ser a nossa alma á nossa existencia.

Mas deus diz mais Deus ensina que a ação desses homens irados contra a nossa vida pode ser comparada não apenas a ação de serpentes e feras devoradoras mas pode ser comparadas a atitudes de cassadores que ficam procurando a  todo instante devorar nossa alma.

"A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos".

É interessante notar no texto ilustrativo da bíblia no salmo de quem o escreve a propriedade, a experiencia e a pratica de vida, para falar sobre o assunto por que antes  de ser objeto da predação dos homens, Daví teve que lhe dar literalmente com feras.

Daví convence a Saul dizendo:

 "Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho,
Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.
Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.
Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo".

1 Samuel 17:34-37

Perceba que a condição de Davi é de quem livra e depois recebe livramento.

O urso pega a ovelha do rebanho de Jessé o Pai de Davi, mas Davi zeloso não se esmorece nem se acovarda, mas  vai na direção do urso e do leão o fere o atinge mas o urso e o leão ficam com a ovelha em sua boca e Davi vai la e arranca a ovelha do Leão. O urso e o leão agora se voltam contra mim. disse Daví. Mas eu não corro eu não fujo, eu os pego pela barba os domino e mato, e não faço isso por minha força faço isso pela força e pela graça de Deus que me guarda e cuida e me protege.

Davi estava em plena confiança de que Deus o livraria dos homens covardes, violentos, perversos, cruéis e traiçoeiras assim como o livrou do ataque das feras violentas do campo.

A outra ilustração do versículo é também maravilhosa  que fala: "A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros (caçadores); o laço quebrou-se, e nós escapamos".

Ele fala da traição, da covardia, de gente que rir na nossa frente mas nos apunhala pelas costas, gente que se finge de amigo pra na hora oportuna mostrar quem de fato é ou são gente que na linguagem popular nos dar a corda pra depois puxar.

E Davi compara essa gente com caçadores de pássaros, eles vão cheios de suas artimanhas pegam e formam um laço encobrem o laço com palhas, coloca la uma isca ia ai inocentemente sem ver e sem entender as coisas agente vai como um passaro inocente e faminto na hora em que agente vai pegar o alimento ou a isca o caçador vem e puxa o laço o nos pega. Mas Davi diz ai vem o senhor e corta o laço e nos livra da mão do caçador.

Quantos leões e ursos já tentaram acabar com nossas vidas! E se não fosse o Senhor, e se não fosse o senhor!

Mas ai vem a pergunta qual o motivo de tanta ira ao ponto dos homens quererem nos engolir vivos? Nos destruir com seus dentes e guarras? nos prender com o laço?

Qual real motivo de tanta ira?

Veja pelo menos quatro motivos.

Inveja - Na inveja os homens desejam o nosso fracasso. Na inveja os homens se entristecem por causa de nossas conquistas. A inveja produz iras na vida dessas cobras e feras.

Ciume - Na inveja os homens desejam o nosso fracasso, no ciúme os homens desejam os nossos amigos, As amizades verdadeira e sinceras.

Ambição - Os homens desejam o nosso lugar.

Cobiça - Desejam nossas bençãos - Mas ai eles não conseguem e ficam cheios de ira, "Vou matar" "vou destruir" mas Deus diz Não mata e não destrói.

E se não fosse o Senhor! E se não fosse o Senhor! E se não fosse o Senhor!