A verdade sobre a pesquisa da DataM

por Marco Aurelio D'eça
Alguns blogs começaram a divulgar ontem a mais nova pesquisa DataM para as eleições de governador do Maranhão, registrada sob o nº 0003/2014 no Tribunal Regional Eleitoral.
O levantamento aponta o chefão comunista Flávio Dino na liderança, com 55,3%; Luis Fernando Silva (PMDB) é o segundo colocado, com 13,7%. A deputada Eliziane Gama (PPS) aparece com 6,9%.
dataM
Recorte com perguntas do DataM, chamadas capciosas, influenciam respostas esperadas
Sem entrar no mérito do resultado, este blog preferiu analisar o questionário apresentado pelo DataM. Talvez aí, também estejam as causas do resultado encontrado pela empresa.
No questionário disponível no site do TRE, o instituto usou perguntas curiosas do ponto de vista da influência na declaração do eleitor.
Uma das perguntas: “O senhor concorda que a família Sarney ainda é necessária para o povo do Maranhão?”. Logo em seguida, nova pergunta: “Diante do aumento da criminalidade e da crise nos presídios maranhenses, sem uma resposta firme do Governo do Maranhão, você é favorável à intervenção federal no estado?”.
Do ponto de vista das pesquisas eleitorais, são perguntas chamadascapciosas*.
Analisando o questionário, este blog encontrou outros detalhes que podem influenciar as respostas.
Nas perguntas sobre os candidatos, o nome de Flávio Dino, para o governo, e o de Roberto Rocha, para o Senado, vêm sempre em primeiro. No caso de governador, o de Luis Fernando fica depois do de Eliziane Gama.
Qual o critério? Ordem alfabética? não pode ser; neste caso, Eliziane Gama deveria vir à frente de Flávio Dino.
Esta é a análise que o blog faz da pesquisa.
Sem entrar no mérito do resultado, repita-se…

*Capcioso: vem do latim captio = agarrar, pegar numa armadilha, envolver numa argumentação sutil, fazer o outro cair em contradição, jogar verde para colher maduro, enfim: todo o cuidado é pouco!