“Não acredito em intervenção”, diz Roseana Sarney

(Foto: Diego Torres/Imirante)
(Foto: Diego Torres/Imirante)
A governadora Roseana Sarney (PMDB) declarou hoje (9), após reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que não acredita em intervenção federal no Maranhão, após os episódios de violência em Pedrinhas – que resultaram no incêndio a quatro ônibus, na semana passada.
Um documento com pedido neste sentido está na mesa do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Apesar de o procurador ainda não haver se posicionado, a mídia sulista cravou mais cedo que a decisão será por um pedido de intervenção.
“Não acredito que [o procurador-geral da República] vá pedir intervenção, porque estou cumprindo meu dever”, disse a governadora.
Durante coletiva à imprensa, junto com Cardozo, a peemedebista detalhou medidas emergenciais para conter a violência nos presídios – foram 59 mortes em 2013 – e exaltou o trabalho das forças de segurança para a prisão dos criminosos envolvidos em atentados.
Entre as ações, o Ministério da Justiça já confirmou a vinda da Força Nacional para ajudar na segurança também na cidade de São Luís – a tropa federal já atua em Pedrinhas. ”Não adiantarei quando, nem quantos virão, porque não se detalham aspectos do plano de segurança”, disse Cardozo.
Um mutirão de defensores públicos deve agilizar a revisão de penas. O ministro confirmou, ainda, que haverá transferência de presos. Mas não adianto quantos irão para presídios federais de segurança máxima.