Adolescente entra com arma na escola e morre com um tiro na boca

O disparo aconteceu dentro do banheiro da Unidade de Educação Básica Paranã, em Paço do Lumiar - MA

Mateus Rodrigues
Mateus Rodrigues
Na manhã de sexta-feira (10), um adolescente de 11 anos, identificado como Mateus Rodrigues, morreu, dentro da Unidade de Educação Básica Paranã, no bairro do Paraná, em Paço do Lumiar. Quando foi atingido por um tiro na boca, dentro do banheiro da escola. Pessoas que estavam no local logo após o crime, informaram que o garoto entrou na unidade de ensino com uma pistola 380, e em seguida convidou alguns amigos para tirar fotos no banheiro, quando a arma disparou acidentalmente atingindo Mateus Rodrigues, na boca.

Uma das colegas do adolescente conta como tudo aconteceu. “Ele mostrou a arma pra gente e avisou que iria ao banheiro tirar foto. Foi quando a gente ouviu o disparo. Depois de baleado, ele tentou se levantar, mas depois caiu", concluiu.

Ao saber que o filho estava morto a mãe do adolescente Joseilde Alves Rodrigues foi até a escola desesperada, e afirmou que a família não tem arma em casa. “Não temos armas em casa, ele não tinha arma, não acredito nisso", declarou.

A pastora Adélia Lima da Silva Santos, passava na frente da escola com o marido quando ouviu o tiro, ela conta que o marido correu para ver o que estava acontecendo quando encontrou o tumulto e o garoto morto no banheiro. “A informação que a gente recebeu é que ele foi tirar fotos no banheiro e a arma disparou rapidamente muitas pessoas chegaram à porta da escola a polícia e ambulância também não demoraram”, acrescenta.

A diretora da UEB Paranã desmaiou e teve que ser socorrida por uma ambulância. O corpo do adolescente foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).
Segundo a polícia, as investigações ainda continuam e só após a perícia será revelado a causa do acidente.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Unidade de Educação Básica Conjunto Paranã, a exemplo das demais escolas que compõem a rede municipal de ensino de Paço do Lumiar, é constituída de uma equipe sólida e competente, formada pela união da Direção, Corpos Administrativo e Docente, Estudantes e suas Famílias.

Com ambiente seguramente educativo e cívico, não existem registros em nossa Rede Municipal de Ensino de ocorrências anteriores com comprometimento da integridade física dos alunos ou mesmo do corpo docente, nem registro de óbito em qualquer uma das escolas municipais.

Em nome de toda a equipe da Unidade de Educação Básica Conjunto Paranã, tornamos público que, no dia 10 de janeiro de 2014, um de nossos alunos veio a óbito vitimado por arma de fogo no interior da instituição. As investigações acerca do ocorrido estão sob acompanhamento e responsabilidade dos órgãos de segurança local. A Secretaria Municipal de Educação está oferecendo todo o suporte necessário às famílias afetadas, incluindo acompanhamento psicológico e assistencial, visando o conforto das mesmas.

Ressaltamos, diante da fatalidade ocorrida, que temos buscado diariamente garantir a segurança de nossa comunidade, realizando ações de prevenção em parceria com a Polícia Militar. Não recuamos em nenhum momento da missão de elevar a educação de nossos alunos, contribuindo com a sua formação cidadã.

Informamos ainda que as aulas nesta unidade estarão suspensas durante 3 (três) dias, em sentimento de luto e respeito às famílias.

A Secretaria Municipal de Educação se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos aos demais pais e alunos da rede e reitera seu compromisso em combater de maneira enérgica qualquer ato de violência ou desrespeito à integridade humana em nosso município.

Ana Paula Pires
Secretária Municipal de Educação de Paço do Lumiar