Prefeitura de Bernardo do Mearim realiza mutirão do Glaucoma



A Prefeitura de Bernardo do Mearim, através da Secretaria de Saúde realizou durante toda a manhã de ontem (quarta-feira 20/11) um mutirão de combate ao glaucoma. O atendimento aconteceu no hospital municipal e contou com uma grande procura, atingindo um público superior a 70 pessoas.

Durante o mutirão, O Dr. Francisco Junior enquanto consultava falava aos outros pacientes no consultório da importância que tem cuidar da visão. “O nosso trabalho aqui é focado principalmente na prevenção, o objetivo deste mutirão é alertar à população sobre as causas e as medidas de detecção da doença, além de tratar os casos diagnosticados”. 


De acordo com o Dr. Francisco Junior O glaucoma é uma doença causada pela lesão do NERVO ÓPTICO relacionada a pressão ocular alta. Pode ser crônico ou agudo. Quando crônico é caracterizado pela perda da VISÃO PERIFÉRICA (visão que permite perceber objetos ao nosso redor), devido a lesão das fibras dos nervos que se originam na RETINA e formam o nervo óptico. O principal fator relacionado a esta lesão é a pressão interna do olho alta, porém existem outros fatores ainda em estudo. Quando agudo, se dá porque a pressão interna do olho torna-se extremamente alta e causa perda súbita e grave da visão (a média da pressão é 16 mmg porém varia entre 12 até 23 mmg sem no entanto causar problemas na maioria das pessoas).

O glaucoma raramente apresenta sintomas. Os sinais da doença só vão surgir nos glaucomas agudos, quando o paciente sofre fortes DORES DE CABEÇA, FOTOFOBIA, enjoo e DOR OCULAR intensa. Concluiu o médico

Durante toda a manhã foram realizados o chamado teste de risco, a fim de diagnosticar as pessoas com maiores chances de adquirir a doença e encaminhá-las aos exames de diagnóstico do glaucoma.

A grande vantagem do mutirão para as pessoas que foram diagnosticadas com o  glaucoma, é que receberam gratuitamente o colírio e já começaram de imediato o tratamento. 


De acordo o Dr Francisco cada frasco de colírio contendo apenas 2,5 ml custa em media 115 reais uma quantia muito alta para o trabalhador de baixa-renda.

Ainda de acordo com a prescrição do medico, vale lembrar, que cada paciente diagnosticado recebia 5 frascos dos caríssimos colírios necessários para garantir o tratamento.

fdfsdfdsfad