Deputado Carlinhos Florêncio estará em Bernardo do Mearim amanhã (23) para promover a campanha “Saúde do Homem”

Depois do outubro rosa chegou a vez do novembro azul

Em parceria com o ex-vereador Gerônimo o deputado Carlinhos Florêncio estará em Bernardo do Mearim juntamente com sua comitiva para promover o programa Saúde do Homem em parceria com o Laboratório Bom Pastor, Urocentro de Bacabal.

A equipe do deputado Carlinhos estará em Bernardo do Mearim à partir das 6:00 da manhã na residência do Sr. Ediomar (Lanchonete da Dn. Fátima) onde darão inicio a coleta de sangue e outros para os respectivos exames.


O deputado afirma ainda que se algum caso suspeito de câncer for confirmado o homem receberá todo o acompanhamento e tratamento: "Aquelas pessoas que forem diagnosticadas, a nossa proposta é de pegar desde o começo do tratamento até o final, se precisar de cirurgia nós vamos providenciar, se precisar de fazer quimioterapia, nós vamos levar esse paciente até o final do seu tratamento, descobriu-se o câncer precocemente, com certeza nós vamos levar esse paciente até o final do seu tratamento seja cirúrgico, quimiocirúrgico ou radioterápico nós vamos levar até o final esse tratamento." Dep. Carlinhos Florêncio.

Você conhece algum homem que vá ao médico por livre e espontânea vontade? Mesmo sem sentir nada, apenas para ver se a saúde vai bem? Conhece? Se conhece sorte sua, porque esses são minoria. Isso é o que comprova uma pesquisa sobre hábitos de vida dos brasileiros realizada pelo Ministério da Saúde em 2007. Foram entrevistadas 54 mil pessoas das 26 capitais e do Distrito Federal.

Homem não chora. Homem não sente dor. Homem é forte. Desde criança, os homens se habituaram a acreditar nessas célebres frases ditas pela sociedade. E pelos próprios pais. 

Muitos levam essa teoria tão a sério que se sentem verdadeiros super-homens. Acima do bem e do mal, e da própria saúde. Esse é um dos principais motivos culturais que fazem com que os homens fujam dos médicos como o diabo da cruz. Outro, menos heroico, é que eles sentem medo. Medo de que os doutores de branco descubram alguma doença adormecida nesses corpos de “aço”. 


De acordo com a publicação Saúde Brasil 2007, do Ministério da Saúde, a cada 5 pessoas que morrem com idade de 20 a 30 anos, 4 são homens. Os homens correspondem por quase 60% das mortes no país. Das 1.003.350 mortes ocorridas em 2005, 582.311 foram de pessoas do sexo masculino – 57,8% do total. Assim, a cada três pessoas que morrem, duas são homens, aproximadamente. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevadas.


Pensando nesses dados alarmantes e também no fato de que o estado do Maranhão é o estado com maior índice de câncer de pênis no Brasil, afim de quebrar a resistência arraigada no homem por um sistema de crenças na maioria das vezes imposta que o impede de ir ao medico é que o Deputado Estadual Carlinhos Florêncio vem realizando na região do Médio Mearim em parceria com o Laboratório Bom Pastor e Urocentro uma campanha denominada “Saúde do Homem” que tem como objetivo a conscientização masculina para a importância de cuidados básicos da saúde bem como mostrar que é possibilitar o aumento da expectativa de vida e a redução dos índices de mortalidade entre os homens por causas fáceis de prevenir e evitar doenças.


Além de conscientizar a população masculina sobre a importância da saúde preventiva em todas as idades, a campanha também servirá para que seja feito um diagnóstico, apurando as principais enfermidades que atacam os homens na região. 

Cuidar da saúde é uma questão cultural. Enquanto as mulheres aprendem, desde cedo, que é preciso ir regularmente ao ginecologista – e, depois, quando se tornam mães, que é preciso levar os bebês ao pediatra –, os homens não são criados com esse hábito.

“Como o papel de provedor ainda é bastante forte na cultura atual, o sexo masculino não pode se fragilizar e comprometer esse papel familiar. É considerado como o sexo forte e acredita ser mais resistente às doenças. Essas crenças dificultam a incorporação de medidas preventivas e a mudança de estilo de vida”, explica o dr. José Antonio Maluf de Carvalho, gerente médico do Centro de Medicina Preventiva, da Unidade Jardins Albert Einstein Medicina Diagnóstica. O fato é que, por essa questão cultural, os homens sofrem com mais doenças que poderiam ser evitadas caso houvessem atitudes preventivas.


Vencer preconceitos

Outro problema entre os homens são os preconceitos com determinados exames. Como o que detecta câncer de próstata, outra das principais causas de morte. O diagnóstico traz boas chances aos pacientes, mas para isso é preciso quebrar o tabu e realizar o exame de toque retal periodicamente. “No caso dos homens que apresentam história familiar de câncer de próstata em primeiro grau, a prevenção deve começar a partir dos 40 anos”,

.
Exames essenciais

Para saber como está a saúde, vale acompanhar possíveis fatores de risco fazendo um check-up anual. “A história clínica e o exame físico devem nortear a solicitação de exames, que deve ser personalizada ao máximo”, explica o dr. Nasri.

Confira os principais exames do check-up masculino:

Exames de sangue para verificar os níveis de colesterol total e frações, triglicérides, glicemia e insulina
Avaliação de calcificação em coronária
Função hepática
Ácido úrico
Câncer de próstata: dosagem da enzima PSA
Câncer de cólon: colonoscopia
Função pulmonar, indicada aos fumantes
Raio X de tórax para avaliar os órgãos sólidos


Os especialistas recomendam...

Deixe de lado o sedentarismo: pelo menos 30 minutos de caminhada por dia. O ideal são cinco dias por semana.
Alimente-se de forma saudável para controlar o sobrepeso: de cinco a seis pequenas refeições ao dia, ricas em frutas, legumes e verduras.
Mude o ritmo da vida profissional: é preciso buscar equilíbrio entre os diversos papéis que se tem na sociedade e na família. Isso promove felicidade e alegria de viver
.
Conheça melhor o Programa