Mais de 1.5 milhões de pessoa vivem sem a mínima estrutura de saneamento básico no Maranhão

SANEAMENTO







Mais de um milhão e meio de pessoas que vivem no Maranhão habitam em locais com abastecimento de água e esgoto sanitário inadequados. Estes são os números apresentados pelo Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil 2013, disponibilizados na internet( veja aqui). Este atlas permite uma série de consulta sobre os indicadores sociais tanto a nível estadual e federal.

Na comparação com outros estados, o Maranhão aparece em desvantagens e apresenta um percentual de 23.99% da população vivendo em moradias inadequadas no tocante ao saneamento básico, o que equivale a 1.544.000 pessoas. Em Alagoas, por exemplo, estado que sempre disputa com o Maranhão as piores posições quanto o assunto são os indicadores sociais, o percentual da população que vive nesta situação é de 13.7%.

No vizinho estado do Piauí, este índice é ainda menor e 8,15% das pessoas residem em domicílios com abastecimento de água e esgoto inadequados, um índice inferior ao de outros estados do Nordeste como a Paraíba onde 11,75% da população mora em domicílios desprovidos de abastecimento de água e esgoto sanitários inadequado e o Ceará onde o percentual da população vivendo nesta situação é de 10,99¨%.