| |
Emancipação em movimento - No início deste mês, o deputado Zé Carlos do PT esteve no povoado Coque (Vitória do Mearim), para o lançamento oficial do movimento “Sim pelo Plebiscito”.
Além do parlamentar petista, a atividade reuniu membros do Movimento Emancipalista Regional e Nacional,diversas representações políticas locais, vereadores, vice-vereadores, conselheiros tutelares e lideranças comunitárias dos 34 povoados que lutam pela emancipação de seus municípios-mãe.
Deputado Zé Carlos mobiliza emancipacionistas
Na ocasião, foi criado um comitê de apoio ao movimento “Sim pelo Plebiscito”, em prol do povoado Coque, formado por 60 pessoas da comunidade local. O objetivo é que todos os distritos que lutam pelas suas emancipações também mobilizem suas equipes de apoio, ampliando e sensibilizando cada vez mais a população maranhense a respeito do tema.
Para o próximo mês, está prevista para acontecer outra grande Marcha, que levará a Brasília todos os estados da federação que pleiteiam e apoiam a emancipação de distritos. O deputado Zé Carlos do PT integrará a comissão emancipalista maranhense que marcará presença na capital federal.
Segurança no trabalho – “Parabenizo a desembargadora Ilka Esdra por abraçar essa causa, uma causa que todos sabem que gera impactos extremamente negativos para o nosso país no aspecto econômico, no aspecto social e no aspecto empresarial”, afirmou o deputado Zé Carlos do PT, em menção ao Ato Público pelo Trabalho Seguro, evento realizado no último dia 15 pelo Tribunal Superior do Trabalho – TST e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT, em parceria com a Vale.
O foco da ação foi discutir coletivamente a respeito dos mecanismos de diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil e na capital maranhense.
Inspirado no debate, o líder da bancada petista na Casa protocolará ainda esta semana um projeto de lei que acrescenta artigos ao Código de Licitações e Contratos do Estado do Maranhão.
A proposta central é que o Estado não contrate empresas que apresentem em seu handicapacidentes de trabalho em nível superior à média estadual
“Uma nação que deve crescer e se desenvolver com harmonia, um país próspero, é aquele que respeita a integridade física e moral dos seus trabalhadores. Nenhum progresso vale o sacrifício e a morte de homens e de mulheres de bem”, concluiu.
Fonte: Ascom / Deputado Zé Carlos do PT