Um fenômeno que praticamente faz parte das redes sociais são os perfis fake. Qualquer seja a rede, alguma identidade falsa, por humor ou até mesmo com intenções criminosas acaba surgindo. Mas agora a “brincadeira” pode ser declarada crime.
Michelle Ugenti, representante do Arizona na câmara, criou projeto, que segundo ela surgiu através do pedido de uma cidadã de seu Estado, que teve sua vida profissional e pessoal prejudicada graças a um fake no Facebook. Segundo Michelle, as redes sociais tem também influenciado no status social e conhecimento de credibilidade de uma pessoa, assim como um ambiente de trabalho.
O projeto de lei surgiu nos Estados Unidos, através da senadora republicana. A ideia é tornar crime qualquer falsa representação online sem identificação e com conteúdo maldoso. Ou seja, exclui-se perfis assumidamente falsos com tom de piada.
No ano passado, a mesma senadora ficou conhecida como a responsável pela lei “anti-trollagem” em seu Estado, tornando crime assediar e ameaçar online.
fonte: pop