Governadora Roseana Sarney inaugura Restaurante Popular do Anjo da Guarda nesta quarta (5)


Governadora Roseana Sarney inaugura Restaurante Popular do Anjo da Guarda nesta quarta (5)

 A governadora Roseana Sarney e o secretário do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), Fernando Fialho, inauguram nesta quarta-feira (5), às 11h, o Restaurante Popular do Anjo da Guarda, que vai atender a população de baixa renda da região do Itaqui-Bacanga com a oferta de comida de qualidade, vendida ao preço acessível de R$ 1,00, das 11h às 14h30.

“O funcionamento do Restaurante Popular é uma determinação da governadora Roseana para atender a área Itaqui-Bacanga e oferecer comida gostosa e nutritiva por um preço que todos podem pagar, garantindo a segurança alimentar e nutricional das pessoas e contribuindo para a redução da extrema pobreza”, disse Fernando Fialho. “A comunidade participa, fiscalizando a qualidade dos serviços prestados pelo restaurante”, completou.

O Restaurante Popular do Anjo da Guarda está localizado na Avenida José Sarney, nº 7, Vila Ariri, instalado em uma área de 290m² e adequado às normas estabelecidas pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). O restaurante já vem funcionando em caráter experimental há um mês, e abre de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h30.

O público alvo dos Restaurantes Populares são pessoas de baixa renda, como trabalhadores formais e informais, idosos, estudantes, desempregados, população de rua e pessoas que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade alimentar.
Refeições

O Restaurante Popular do Anjo da Guarda produz e vende 1.000 refeições diárias, contabilizando 20 mil por mês, e 240 mil por ano. A alimentação é em quantidade suficiente para uma boa nutrição, preparada por uma equipe de cozinheiros com supervisão de nutricionistas, em ambiente limpo e seguro.

O cardápio é variado, os alimentos são frescos, mantendo a qualidade nutricional, comprados da Agricultura Familiar da região, direto das hortas e polos agrícolas.

Restaurantes Populares

Os Restaurantes Populares são estabelecimentos administrados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), que produzem e comercializam refeições saudáveis, nutricionalmente balanceadas, originadas de processos seguros, utilizando produtos regionais, comercializadas ao preço acessível de R$ 1,00, garantindo à população de baixa renda dignidade ao ato de se alimentar.

A implantação e manutenção dos Restaurantes Populares no Maranhão estão previstas na ação Unidade de Fornecimento e Distribuição de Alimentos, incluída na Política de Segurança Alimentar e Nutricional, com base na Lei Estadual nº 8541, de 26 de dezembro de 2006.