Google+ incorpora recurso ‘Comunidades’, do Orkut, e app rival do Instagram



Google revelou nesta quinta-feira duas informações estratégicas relativas a sua rede social, o Google+. A primeira é que o site alcançou a marca de 500 milhões de cadastrados, com mais de 235 milhões de usuários ativos. A segunda envolve dois novos recursos: o serviço Comunidades, um dos ingredientes que fez do Orkut um gigante no setor, e a integração com o Snapseed, aplicativo de personalização de imagens (similar ao Instagram), recentemente adquirido. As duas informações sugerem que o Google+ se fortalece para a inevitável batalha com o Facebook.

A marca de 500 milhões de usuários foi celebrada por Vic Gundotra, vice-presidente de engenharia da empresa e responsável pelo produto. “O Google+ é, atualmente, a rede social com o crescimento mais rápido da história.” De fato, é um feito quando, se compara o resultado com o de outros atores do segmento.

Para chegar aos mesmos 500 milhões, por exemplo, o Facebook demorou seis anos. As estatísticas, contudo, merecem observações. A rede de Mark Zuckerberg demorou a atingir a marca por duas razões: a estratégia inicial do site era restringir seu ambiente digital a estudantes universitários; além disso, à época, as redes sociais gozavam de popularidade sensivelmente menor. Foi justamente o Facebook quem fez com que esse tipo de serviço chegasse a uma parcela gigantesca de habitantes do planeta.

Ao adotar o recursos Comunidades, o Google+ permitirá a reunião de pessoas com interesses semelhantes. Esses espaços podem ser públicos ou privados. Segundo Gundotra, as Comunidades entrarão em fase de testes, cabendo aos usuários definir qual será o futuro da funcionalidade.

A integração om o Snapseed já está valendo. É fruto da aquisição da Nik Software, empresa especializada em imagens, em setembro. O uso do aplicativo é gratuito para os dispositivos com sistemas operacionais iOS (Apple) e Android (Google). A integração com o Google+ permite que todas as fotos editadas e com filtros sejam enviadas automaticamente para a rede social. É a estratégia que o Facebook adotou com o Instagram, recheando a rede social de imagens.